A Hyosung renova completamente o seu modelo personalizado de 125 cc mantendo apenas a configuração “V” de dois cilindros no seu propulsor (único no mercado de validação moto- carta de condução), com uma orientação mais “Sportster” de formas “low&long” (baixas e longas) em vez dos precedentes clássicos.
Após uma longa ausência, a Hyosung retorna à cilindrada de 125 cc coom o seu modelo se maior sucesso: o Aquila GV 125S. Mas não é um restyling, mas um modelo completamente diferente concebido a partir do zero, sem aproveitar nada do seu antecesor. Embora ainda seja habitual , abandona o estilo clásico e mergulha no mais radical e desportivo “Sportster” com formas “low&long” seguindo os cânones mais rígidos desta moda puramente americana. De facto, para distinguir esta nova Aquila dos seus antecessores, é adicionado em seu nome “S”.
A única conservação é a configuração em “V” do seu motor de dois cilindros, o único com essas características no mercado de validação moto-carta condução, embora sem qualquer ponto em comum com os propulsores anteriores. De facto a disposição em “V” fecha dos 75º até aos 60º com a intenção de obter uma mecánica de dimensões mais compactas e leves. Também altera a refrigeração, agora resfriada por água e antes do ar misturado, assim como a distribuição OHC comtrês válvulas na cabeça do cilindro (duas de admissão e uma de escape), dimensões interiores de longo curso para obter maior desempenho em baixas rpm e a injecção electrónica em lugar do carburador tradicional para obter maior eficiência em conformidade com a directiva de emissões Eur 4. O motor é completado com sistema de exaustação 2 em 1que termina em um único silenciador que funciona no lado direito do motor do motociclo.
O cárter agora mais reduzido, envolvendo também uma mudança de cinco velocidades, embora com desmultiplicação diferente. Esta mesma base de propulsor se adaptará no futuro próximo à cilindrada de 300 cc, dando desde já uma ideia da sua robustez mecánica.
A mesma filosofía de obter um novo grupo de propulsão mais compacto e mais leve foi aplicada ao chassis e às dimensões gerais com a finalidade de obter um desempenho ideal com características mais destacáveis. O comprimento máximo de 2.083 mm (20 cm menos que o seu antecessor), com uma distancia entre eixos que vai de 1.515 a 1.428 mm, características que favorecem a sua utilização como veículo urbano. Quanto à altura do assento, o mesmo permanece em cerca de 710 mm, permitindo atingir o solo em qualquer tamanho do condutor.
Assim, é lançado um novo chassis de “berço-duplo” com a particularidade de usar um sub- chassis traseiro removível, que facilita a acessibilidade mecânica para tarefas de manutenção.
Também novas são as suspensões, com um eixo de garfo centrado na frente com foles de borracha, que protegem as barras de 35 mm de secção e dois amortecedores traseiros inclinados com mola de passo variável e ajustáveis em pré-carga.
Onde mais se notam as diferenças do novo Aquila 2018 (o ano é referenciado nos seus dorsais) é a nivel dos travões que abandonam o sistema clásico de disco-tambor por discos em cada roda. É adoptado um disco de 270 mm de diámetro com pinça flutuante de três pistões e 250 mm de grandes dimensões no eixo traseiro com pinça de pistão duplo. Os dois discos combinam o funcionamento em sistema CBS através do pedal de travão.
Mantendo o diámetro de 16 e 15 polegadas para as rodas dianteiras e traseiras, respectivamente, há novas rodas de liga leve com 12 varas pintadas de preto com pneus de secção maiores: 120/80 na roda dianteira e 150/80 na traseira.
O completo complemento do novo Aquila S com um completo painel de instrumentos localizado assimetricamente na frente do guiador, no lado esquerdo, que combina um conta rotações analógico, com zona vermelha de 10.000 rotações e uma tela (écran) LCD retroiluminada, reunindo muita informação (velocímetro, dois níveis gráficos de temperatura do refrigerante e gasolina, conta-quilómetros total e parcial) além de cinco testigos (luzes) luminosos.